Missão & Objetivos
Qual o contexto atual?
Para a generalidade das crianças e jovens, nomeadamente entre os seis e os 18 anos de idade, a escola absorve a maioria do seu tempo diário. Durante este período, são formados grande parte dos seus hábitos, alguns deles perdurando ao longo da vida.
Todos os dias as crianças e jovens deslocam-se uma determinada distância, entre a escola e a habitação, enfrentando as primeiras dificuldades e formando a sua perceção sobre espaços públicos agradáveis, seguros e confortáveis.
É notório, através de dados recentes, nomeadamente os relacionados com os Censos, que cada vez menos crianças se deslocam para a escola a pé ou de bicicleta, sendo, também, menos ativas, existindo o risco real de aumento da obesidade infantil. O mesmo ocorre com a generalidade da população, onde se inclui a restante comunidade escolar, nomeadamente a família e o pessoal docente e não docente.
REPARTIÇÃO MODAL DO CONCELHO
Ano 2011
Ano 2021
MOBILIDADE CASA-ESCOLA DO CONCELHO
Ano 2011
Ano 2021
Caminhar e circular de bicicleta contribuem para se alcançar o tempo mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para se evitar a obesidade infantil. Adicionalmente, ao caminhar ou utilizar a bicicleta, as crianças tornam-se mais ativas, mais conscientes do seu entorno, desenvolvendo, igualmente, competências em matéria de segurança rodoviária.
Num momento em que a mobilidade sustentável se associa à crescente atenção dada à saúde pública, às alterações climáticas, à humanização das cidades e dos territórios, ao enriquecimento das sociabilidades, à dinâmica do comércio tradicional, mas também à autonomia da criança e do jovem na cidade e ao desenvolvimento da sua integração e participação na comunidade em que se insere, a presente “Estratégia de Melhoria da Mobilidade Escolar” é fundamental nas atuais políticas públicas de educação, de cidade e cidadania, de ambiente e de mobilidade sustentável.